Perguntas e respostas

O que é inventário extrajudicial?

O inventário extrajudicial é um procedimento que se destina a realizar um levantamento geral sobre todos os bens, direitos e dívidas de uma pessoa falecida para ser divido entre os herdeiros. Esse procedimento é realizado com a assistência de um advogado. Sua efetivação ocorre por meio de uma escritura pública lavrada por um tabelião de notas.

Enquanto o inventário judicial se desenvolve perante um juiz, o inventário extrajudicial se desenvolve perante um tabelião.

Contudo, para se desenvolver na esfera extrajudicial, deve-se observar alguns requisitos específicos. São eles: todos herdeiros devem ser capazes para os atos da vida civil; o falecido não pode ter deixado testamento (exceto se caducou ou foi revogado); deve haver consenso na partilha de bens e na nomeação de inventariante; os herdeiros devem estar assistido por um advogado.

A via extrajudicial se destaca por ser muito mais rápida e econômica do que a via judicial.

Se você tiver alguma dúvida sobre esse assunto ou quer um orçamento de quanto custa um inventário extrajudicial, clique no ícone do Atendente Virtual (Fale comigo AGORA!) ou preencha um pequeno formulário na aba CONTATO (canto superior direito da tela ou dentro da aba Menu, se você estiver no seu smartfone). Em breve te darei um retorno.

 

 

 

WhatsAPP